Castelos na Alemanha

Posted by in Alemanha, Europa, Schwangau

Mais de um ano depois relembro do dia que alugamos um carro em Munique e fomos até Schwangau, para conhecer castelos na Alemanha. Para muitos, castelos de reis loucos, para outros inspiração para contos de fadas. A certeza que fica é de um lugar impressionante. Schwangau fica no extremo sul da Alemanha, próxima a Füssen, que é ponto de partida da Rota Romantica por lá. Parece que foi ontem. Espero que gostem das fotos apesar de que elas tenham sido tiradas debaixo de muita chuva.

Ao acordarmos em Munique no nosso segundo dia na cidade, chovia e fazia bastante frio. Obviamente não esperávamos pegar essas temperaturas na viagem (afinal de contas, era primavera), mas nada que nos abalasse. O objetivo do dia era chegar em Schwangau para conhecer dois dos mais famosos castelos da Alemanha: Hohenschwangau e Neuschwanstein. Como disse num post anterior, saímos do Brasil com tudo reservado. Com o carro não foi diferente. Chegamos na locadora que ficava na estação de trem, fizemos o cadastro e (quase) tudo certo… partimos rumo ao sul.

As fotos tiradas de dentro do carro dão uma noção do trajeto que fizemos até lá. Pequenos vilarejos, estradas rurais e trechos que cortavam florestas e nada mais. O trajeto levou em torno de 1h 30min (confiando cegamente nas orientações do GPS). Muitos turistas que vão a Munique fazem esse bate e volta até Schwangau ou Füssen. Ai está um ponto curioso. Quase todos os sites que li antes da viagem falavam que os castelos ficavam em Füssen e com isso ficava confuso quando ouvia algo sobre Schwangau ou Hohenschwangau. A questão é que Füssen é um pouco maior e serve de base para turistas que querem visitar o castelo.

Saindo de Munique em direção a Schwangau / Jônatas Presser - Castelos na Alemanha

A caminho de Schwangau / Jônatas Presser - Castelos na Alemanha

Seguindo o GPS / Jônatas Presser - Castelos na Alemanha

Chegando na região dos castelos, breves períodos de sol se alternavam com períodos de chuva, mas nada que nos desanimasse. A vila que fica próximo aos castelos é de um charme único, e a beira do lago Alpsee, formado pela água do degelo das montanhas. Na vila tem de tudo: loja de lembrancinhas, hotéis, restaurantes e o receptivo turístico (bilheterias) para receber as pessoas que querem visitar os castelos. Tudo muito organizado e bem sinalizado.

A visita aos castelos (parte interna) é guiada e dura exatos 30 minutos em cada um. Pode se optar por ir em somente um deles ou em ambos. Tem visitas em Alemão, Inglês e Italiano. Todas as recomendação que havia lido sobre esse passeio indicavam fazer primeiro a visita ao castelo de Hohenschwangau e depois no Neuschwanstein. Recomendo o mesmo. Na bilheteria indicam deixar um intervalo de 2 horas entre um castelo e outro.
Vilarejo de Hohenschwangau e lago Alpsee - Castelos na Alemanha

Neuschwanstein visto de Hohenschwangau - Castelos na Alemanha

Começamos nossa visita pelo castelo Hohenschwangau que iniciou no horário exato impresso no ingresso. O controle de acesso é feito com catracas eletrônicas que só liberam o acesso no momento certo. Outro detalhe é que no interior dos castelos não é permitido fotografar (a não ser pelas janelas) então por isso, não vou comentar muito sobre as visitas guiadas.

Enquanto nos deslocávamos para o primeiro castelo (que é bem próximo a vila onde se compra os ingressos) vimos uma charrete que as pessoas pegavam para ir ao castelo de Neuschwanstein. Nos perguntamos se era realmente necessário, mas nós queríamos fazer a subida a pé, mesmo com chuva. Outra alternativa é pegar um ônibus que leva os turistas até próximo ao castelo.
Charrete para o castelo - Castelos na Alemanha

Aparentemente não era tão longe assim.

Castelo das montanhas - Castelos na Alemanha

Castelo de Hohenschwangau - Castelos na Alemanha

Do pátio do 1º castelo se tem uma vista incrível de Schwangau e de Füssen (na verdade, de toda a região…) e a paisagem é incrível. Pena que a chuva atrapalhou um pouco.
Caminho de acesso a Hohenschwangau - Castelos na Alemanha

Na saída do castelo, percorremos o caminho que leva até a beira do lago Alpsee. Aproveitamos o local para fazer um lanche (almoço) comendo um sanduíche que havíamos comprado na estação de trem antes de sairmos de Munique e claro, aproveitar a paisagem do lugar. Como estávamos em um período de entrada na primavera e a neve não havia derretido a muito tempo, dava para ver claramente onde a vegetação mais sofreu com o frio.Lago Alpseen - Castelos na Alemanha

Quando saímos dali voltamos para a vila e encontramos uma placa que indicava que o castelo de Neuschwanstein ficava a 30 minutos de caminhada do ponto onde estávamos. Nessa hora começamos a entender o porque dos transportes alternativos até o castelo. Mas a subida a pé recompensou pelo visual. A cada curva do caminho uma paisagem mais bonita que a outra. O castelo aos poucos se revelava e se escondia novamente atras das árvores.

Existem alguns mirantes pelo caminho que as pessoas podem parar para observar tanto o castelo como o vale, mas sem dúvida, chegar ao castelo é o objetivo principal e na chegada, de cara o que mais impressiona são as dimensões generosas da construção.Vista na subida ao castelo de Neuschwanstein - Castelos na Alemanha

Aos pés do castelo depois de 30 min. de subida - Castelos na Alemanha

Chegando no castelo vimos a nem tão famosa Marienbrücke, da qual dizem que se tem a melhor vista do castelo (após ver a ultima foto do post, tire suas próprias conclusões). Normalmente as fotos relacionadas a ponte são do castelo tiradas a partir dela e não dela propriamente dita. Vista do castelo, a altura impressiona.

A maioria das pessoas que vai a Schwangau faz a visitação aos dois castelos e termina o passeio na ponte. Foi exatamente o que fizemos. No caminho pra lá o tempo ajudou um pouco e os alpes começaram a dar as caras novamente. Por mais que tenha sido apenas por breves instantes, valeu muito a pena. Nas fotos abaixo é possível ter uma ideia da alternância do clima naquele dia.
Marienbrücke - Castelos na Alemanha

Os alpes resolveram aparecer - Castelos na Alemanha

Vilarejo de Hohenschwangau - Castelos na Alemanha

Riacho de degelo - Castelos na Alemanha

Marienbrücke - Castelos na Alemanha

Do castelo de Neuschwanstein até a ponte são mais 15 minutos de caminhada, mas certamente valem muito a pena. Pra mim sem dúvida o ponto máximo do passeio.
Castelo de Neuschwanstein visto da Marienbrücke - Castelos na AlemanhaA Alemanha se mostrou como um lugar fascinante. Fazer essa visitação à castelos na Alemanha, parece que nos fez viajar no tempo. Conhecemos somente o sul, mas espero um dia poder conhecer o resto do país.

Para aproveitar os castelos na Alemanha

Seguem alguns links que podem ser úteis na sua visita a Schwangau.

Site do castelo de Neuschwanstein – http://www.neuschwanstein.de
Site do castelo de Hohenschwangau – http://www.hohenschwangau.de
Ingressos para os castelos – http://www.ticket-center-hohenschwangau.de/
Aluguel de carros – http://www.holidayautos.com/pt/

E então? Vale a pena conhecer o lugar? Deixe uma opinião!

Compartilhe