Da janela do trem

Posted by in Curitiba, Morretes, Paraná, Serra do mar

Nesse post não vou falar de uma cidade especificamente, mas sim de uma experiência vivida a bordo do Trem da Serra do Mar. Tive a oportunidade incrível de fazer o clássico passeio de trem Curitiba – Morretes, do qual já tinha ouvido falar muito (e todos falavam muito bem obviamente) e pude confirmar que não é a toa. O passeio é operador pela Serra Verde Express e utiliza os mesmos trilhos dos trens de carga que fazem o trajeto até o porto de Paranaguá.

O passeio conta com modalidades diferentes de vagões e cada um tem um preço diferente. Para quem quer fazer o passeio sem gastar muito, a melhor opção é optar pelo vagão turístico, que conta com guia e um lanche durante o trajeto de aproximadamente 3 horas até Morretes. Da janela do trem é possível avistar paisagens fantásticas de cenários que começam na cidade grande e se estendem Mata Atlântica a dentro em direção ao litoral. Quando menos nos damos conta, estamos longe da capital Curitiba em direção a pequena cidade de Morretes (veja o posto sobre a cidade aqui). O Trem vai adiante, mas o passeio turístico normalmente termina ai.

São lagos, represas, cascatas, rios, montanhas, tuneis, vales e impressionantes pontes construídas em lugares de difícil acesso. Certamente vale cada centavo a ida para Curitiba curtir mais esse atrativo dos paranaenses. Se você nunca fez o passeio, ao descer a serra do mar (de Curitiba para Morretes) procure sentar do lado esquerdo. As vistas mais bonitas da viagem certamente estão para esse lado.

Seguem alguns registros feitos pelas janelas do trem durante o trajeto.

DSCN0741_R

DSCN0783_R

DSCN0791_R

DSCN0806_R

DSCN0814_R

DSCN0818_R

DSCN0829_RAproveite a ida até Morretes e de uma esticada até Antonina, cidade histórica próxima para curtir o visual do mirante da igreja, que tem uma incrível vista para a baia de Paranaguá. Existem empresas de turismo que é possível contratar em Curitiba mesmo, que fazem o traslado de retorno (de Morretes para Curitiba) após o passeio. Aproveite para provar o barreado, prato típico da região e voltar pela estrada da Graciosa que é a antiga estrada que fazia a ligação entre o litoral e o alto da serra paranaense.

Seguem alguns links que podem ser úteis para o planejamento do seu passeio.

Serra Verde Express – http://www.serraverdeexpress.com.br/
Instituto Municipal de Turismo de Curitiba – http://www.turismo.curitiba.pr.gov.br/

 

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •