Fotos de Cambará do Sul

Posted by in Brasil, Cambará do Sul, Rio Grande do Sul

Neste post mostro algumas fotos de Cambará do Sul, na região dos campos de cima da serra, no Rio Grande do Sul. Muito menos badalada que Gramado ou Canela, a cidade tem como foco o turismo de aventura. Em Cambará do Sul, além de bater belas fotos, é possível fazer trilhas, caminhadas, passeios a cavalo e muito mais.

Pra mim, uma cidade privilegiada pela natureza, que tem a capacidade de mostrar o quanto somos pequenos diante do todo. Os canyons acessados pela cidade surpreendem pela sua grandiosidade. Todas as vezes que fui a Cambará do Sul até hoje, sempre consegui observar algo novo, fazendo com que o encanto pela cidade só aumentasse.

Fazer uma seleção de fotos de Cambará do Sul não é tarefa fácil. A cada passo, uma paisagem singular surge a sua frente. Seja observando a vegetação característica da região (que pouco muda no inverno e no verão), ou seus desfiladeiros, os encantos estão por todos os lados.

Vegetação típica dos campos de cima da serra - Fotos de Cambará do Sul

Nas primeiras vezes que fui à Cambará do Sul, achei que a vegetação estava seca. Mero desconhecimento da minha parte. Mais tarde é que percebi que a vegetação típica da região tem essa característica.

Estrada para o canion Fortaleza - Fotos de Cambará do Sul

Existem diversos grupos que realizam caminhadas dentro do Parque Nacional da Serra Geral, onde fica o Canyon Fortaleza. Outro local onde também são realizadas caminhadas é no Parque Nacional dos Aparados da Serra, onde está o Canyon Itaimbézinho.

O canyon Itaimbézinho conta com uma estrutura turística melhor, existindo no local, estacionamento, sanitários além de uma central de informações turísticas. Não existem restaurantes Por isso, é cobrado um valor de ingresso por pessoa que pode ser consultado aqui.

O canyon Fortaleza, não oferece nenhuma infraestrutura e também não é cobrado valor de entrada. Sem bares, restaurantes ou banheiros. O acesso é mais complicado do que ao canyon Itaimbézinho mas, em compensação, o local é fantástico.

Existem várias trilhas que podem ser feitas como a trilha da Cachoeira do Tigre Preto e da Pedra do Segredo ou então a subida do Mirante que leva ao ponto mais alto do Canyon (é aquela ponta lá longe da foto anterior) de onde a vista é simplesmente incrível.

De lá é possível avistar parte do litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina

Trilha da Cachoeira do Tigre Preto - Fotos de Cambará do Sul

Flor típica da região - Fotos de Cambará do Sul

Cachoeira do tigre preto - Fotos de Cambará do Sul

As estradas do município levam sempre as partes altas dos canyons, mas existem roteiros que percorrem o interior das fendas que chegam a mais de 1000 metros de altura. Nunca fiz, mas um dia quero fazer essas caminhadas que devem ser realizadas com um guia especializado.

Canyon Itaimbézinho e o Rio do Boi - Fotos de Cambará do Sul

Na foto acima é possível avistar o Rio do Boi, no interior do Canyon Itaimbézinho, que é por onde passa uma das caminhadas que começa no município de Praia Grande em Santa Catarina.

Cachoeira na Pousada Corucacas - Fotos de Cambará do Sul

Algumas atrações ficam dentro de propriedades particulares, como a bela cachoeira acima que fica nas terras da Pousada Corucacas, onde ficamos certa vez que fomos passar alguns dias na região.

Além das cachoeiras, olhar para o nada e ver o todo é algo que se faz muito por Cambará e isso certamente pede mais fotos.

Vista do Canyon Fortaleza - Fotos de Cambará do Sul

Canyon Fortaleza - Fotos de Cambará do Sul

Canyon Fortaleza - Fotos de Cambará do Sul

Canyon Itaimbézinho - Fotos de Cambará do Sul

As vezes é difícil se ter uma noção de tamanho das coisas, mas acredite se quiser, na foto abaixo, tirada do alto do mirante do canyon Fortaleza, bem próximo a borda do canyon é possível ver pessoas.

Vista do mirante do Canyon Fortaleza - Fotos de Cambará do Sul

Para quem procura por um lugar mais sofisticado para ficar, as opções são várias, como por exemplo, o Parador Casa da Montanha ou o Cambará Eco Hotel, ambos na estrada que vai em direção ao Canyon Itaimbézinho.

Parador Casa da Montanha - Fotos de Cambará do Sul

Seja qual for a opção de hospedagem, apreciar o espetáculo do fim de tarde é obrigatório. É a certeza de ver cenas únicas e de encher os olhos. Na pousada em que ficamos, havia uma araucária que parece que estava ali para emoldurar o espetáculo.

Entardecer na Pousada Corucacas - Fotos de Cambará do Sul

As cores do céu no fim do dia - Fotos de Cambará do Sul

Entardecer magnífico - Fotos de Cambará do Sul

A alta temporada é durante os meses de inverno, mas com certeza os meses de verão também garantem experiências impressionantes. Se você tiver um pouco de sorte, pode até pegar uma neve pela cidade.

Acredito não ser difícil tirar boas fotos de Cambará do Sul. Só é preciso estar atento todos os momentos. Boa viagem!

Informações úteis

Canyon Fortaleza – http://www.cambaradosul.tur.br/pousada/canyon-fortaleza/
Canyon Itaimbézinho – http://www.cambaradosul.tur.br/pousada/canyon-itaimbezinho/
Pousada Corucacas – http://corucacas.com/
Parador Casa da Montanha – https://www.paradorcasadamontanha.com.br/
Cambará Eco Hotel – http://www.cambaraecohotel.com.br/
Restaurante A Taberna – http://www.restauranteataberna.com.br/
Galeteria O casarão – http://www.galeteriaocasarao.com.br/
Distância de Porto Alegre – 185 Km

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •