Fotos de Morro de São Paulo

Posted by in Bahia, Brasil, Morro de São Paulo

Morro de São Paulo é daqueles lugares que você nem foi embora ainda e já está com vontade de voltar. Neste post mostro algumas fotos de Morro de São Paulo, que na minha opinião, tem algumas das praia mais bonitas do Brasil. Assim como a vila e as praias são bonitas, também é difícil de chegar. Pra quem chega de avião o preço pode não ser convidativo para uma viagem econômica. Pelo mar, são mais de 2h de catamarã, tem gente que não gosta e não são muitos horários durante o dia. Por terra são mais de quatro horas de viagem e no fim, tem que pegar um barco de qualquer forma.

O esforço já vale a pena logo na chegada. Perto do pier da ilha, ficam ancorados diversos barcos, contrastando com as pedras da encosta formando uma paisagem linda. Uma recomendação que dou a todos sobre Morro de São Paulo é: Não leve mala. Leve mochila. Na chegada você já entende porque. Da só uma olhada na primeira foto. O pier aparece bem na parte de baixo e as praias ficam do outro lado do morro, ou seja, o terreno da ilha é muito acidentado, nada convidativo a grandes malas.

Pier e o farol de Morro de São Paulo - Morro de São Paulo

Vale lembrar que pra entrar na ilha é preciso pagar uma tarifa turística única. Outro detalhe é que na ilha não existe transporte “regular” motorizado. Os únicos carros que existem na ilha são das pousadas da terceira e quarta praia que normalmente vem pegar os hospedes na segunda praia.

As praias

Chegando do outro lado do morro, ficam a primeira, a segunda, a terceira e a quarta praia. Todas elas muito bonitas e cada uma com suas particularidades. A primeira bem sossegada e a segunda muito agitada/badalada. A terceira praia é tranquila e dependendo da mare nem faixa de areia não tem. Na quarta praia é onde ficam as piscinas naturais que se formam durante a maré baixa. Nessa próxima foto da pra ver as 4 praias e as demais fotos mostram elas com mais detalhes. É desse lugar, no alto do morro do farol que é possível descer por uma tirolesa até a praia (mais exatamente até essas primeiras pedras que separam a primeira da segunda praia).

Vista do morro do farol - Morro de São Paulo

Segunda praia - Morro de São Paulo

Terceira praia - Morro de São Paulo

Quarta praia - Morro de São Paulo

Os Passeios

Mas acho que a maioria das pessoas que vão a Morro de São Paulo também vão a ilha de Boipeba, que fica um pouco mais ao sul. Pra chegar lá, o melhor é fazer o passeio de volta na ilha, que é feito de lancha e dura o dia todo. Além de parar em piscinas naturais fantásticas, a parada pro almoço é em uma praia linda de Boipeba. Depois do almoço vale a pena fazer uma caminhada com um dos guias locais até a foz do rio do inferno (nome do rio que separa a ilha onde fica Morro de São Paulo do continente) pois se passa por diversos mirantes e a vista é algo incrível. A caminhada dura em média 45 min. e o guia não cobra caro.

Foz do Rio do Inferno - Morro de São Paulo

Piscina natural a caminho de Boipeba - Morro de São Paulo

Vista dos mirantes de Boipeba - Morro de São Paulo

Outro passeio legal de fazer é ir até a praia da Gamboa. O trajeto pode ser feito com barcos de moradores locais que saem do pier e vão até a praia e também e possível fazer o trajeto a pé quando a maré está baixa (realmente não da pra passar com maré alta). Fizemos a ida de barco e o retorno a pé. A caminhada é muito legal pois as diversas prainhas que se formam na maré baixa são lindas.

Barco para a praia da Gamboa - Morro de São Paulo

Caminho para a Gamboa - Morro de São Paulo

Veleiro no caminho para a Gamboa - Morro de São Paulo

Barco na Praia da Gamboa - Morro de São Paulo

Por do Sol de Morro de São Paulo

Outra atração imperdível pra quem vai para Morro de São Paulo é assistir o por do sol. Tem três pontos muito bons para fazer isso. O primeiro é a Toca do Morcego, um lounge muito legal com vista panorâmica e localização privilegiada, na subida do morro do farol. Lá também tem bebidas e comidas além de música e festas. Para entrar, paga-se ingresso e a dica é chegar cedo pra pegar um bom lugar.

Outros pontos muito legais pra olhar o por do sol, (estes sem custo adicional) são a antiga fortaleza de Morro de São Paulo, perto do pier pra quem chega na ilha, e o mirante do morro do farol. De qualquer um desses lugares, a experiência é muito bacana. Não espere grandes estruturas nestes lugares. O máximo que se encontra são vendedores de água de coco e cerveja.

Toca do Morcego - Morro de São Paulo

Por do Sol visto da Toca do Morcego - Morro de São Paulo

Por do Sol visto do mirante do farol - Morro de São Paulo

Por do Sol visto da Fortaleza - Morro de São Paulo

Entardecer com barco na paisagem - Morro de São Paulo

Entardecer na fortaleza - Morro de São Paulo

Pra fechar o dia, o bacana é caminhar na vila, entre a primeira e a segunda praia. Bares, restaurantes, comércio, bancos e tudo mais se concentra na vila. Lá ficam alguns casarios antigos que dão um charme especial para o lugar. Na segunda praia tem um calçadão, onde ao anoitecer, são montadas tendinhas que fazem batidas e drinks bem bacanas. O mais legal é o cuidado com os detalhes na hora de ajeitar as frutas utilizadas. Vale a pena reparar.

Cair da noite na vila - Morro de São Paulo

Links úteis para Morro de São Paulo

Catamarã Biotur – http://biotur.com.br/index.php/horarios-e-tarifas/
Catamarã Ilha Bela – http://www.ilhabelatm.com.br/

Compartilhe