Munique

Posted by in Alemanha, Europa, Munique

Após falar sobre Lisboa, Porto, Roma e Veneza, agora chega a vez de Munique na Alemanha. Depois de um dia corrido para ver “tudo” em Veneza, voltamos para a estação Santa Luzia para pegar o trem com destino as terras germânicas. Nesse caso, um trem noturno que levaria em torno de 12h até a capital da Bavária. Não sei se nos outros posts falei, mas saímos do Brasil com todas as hospedagem e transportes comprados (incluem-se ai voos e trens), e em Veneza levamos nosso primeiro grande susto. Não localizávamos o nosso trem. Conseguimos ajuda no único balcão de informações aberto na estação. Tudo certo, pudemos embarcar e seguir nosso rumo. Vou mudar um pouco o formato desse post pois as belas paisagens já começaram muito antes de chegarmos a Munique.

Durante o caminho um sentimento que ficava em mente o tempo todo é que o trem passaria pelos Alpes austríacos e eu queria muito ver isso. Eu só não fazia ideia do horário que passaríamos por lá (podia ser de madrugada…) e com isso fui dormir. A experiencia de dormir em uma couchette foi muito divertida diga-se de passagem (cabine com 6 camas – 3 de cada lado do corredor). Despertei do sono, naturalmente, as 5h da manhã do dia seguinte e resolvi espiar pela janela do trem e para minha surpresa, estávamos cercados por montanhas gigantes com os topos totalmente nevados. Aquilo realmente foi incrível. Acordei todos os que estavam dormindo mas valeu muito a pena. Uma paisagem mais bela que a outra. Certamente as fotos não conseguem transmitir tudo aquilo que vimos por lá, mas servem para dar uma ideia.

A caminho de Munique

A caminho de Munique

Igreja em algum lugar entre a Austria e Munique

Alpes a caminho de Munique

As fotos não ficaram muito boas, mas foi o que deu pra fazer pela janela do trem.

Aquela história de que na Europa os trens não atrasam é lenda pois chegamos lá com quase 1 hora de atraso. Segundo o que deu pra entender do maquinista (que falava alemão, inglês e italiano) foi por conta de varias paradas necessárias durante a noite por conta do “trafego” na ferrovia. Com isso, muita correria na cidade já que o nosso tempo seria muito curto. Ao descer do trem, a primeira coisa que estranhamos foi a temperatura. Fazia muito frio em Munique e certamente não estávamos preparados para tudo isso.

Fomos direto para o hostel (ficamos no Jaeger’s Hostel, muito bacana e perto da estação), onde colocamos quase toda a roupa que tínhamos. A partir dai saímos e começamos nosso roteiro e é claro, muitos registros fotográficos. Outro detalhe… debaixo de chuva que alternava com rápidos períodos de sol… Vejam alguns deles.

Vista da cidade

Centro de Munique

Centro de Munique

Centro de Munique

Centro de Munique

Caminhamos pelo centro, subimos na torre da prefeitura (a vista é fantástica) e a cidade não poderia ser mais típica. Depois visitamos a residência de Munique, um museu muito grande que para ver todo ele, em detalhes, se levaria tranquilamente um dia inteiro. Como não tínhamos esse tempo, fizemos uma visita mais rápida, que nos consumiu aproximadamente 3 horas.

Depois do centro fomos para o Englischer Garten, uma área verde gigante no meio da cidade, com seu enorme Biergarten, onde tomamos a típica cerveja alemã e provamos os típicos pratos alemães. Fora isso pudemos ver ao vivo os surfistas de rio, uma imagem que eu já tinha visto diversas vezes na TV.

Englischer Garten

Englischer Garten

Englischer Garten - surfista

Englischer Garten

Biergarten do Englischer Garten

Cerveja da cidadePra fechar o nosso tour rápido por Munique, voltamos para o hostel, passando pelo Siegestor, um arco pra lembrar a guerra que destruiu a cidade, que fica entre as ruas Ludwigstrase e Leopoldstrase. Depois de um banho, janta…

Não poderia haver oportunidade melhor pra provar o autentico joelho de porco alemão com cerveja do que essa. E pra isso, fomos pra Hofbräuhaus, uma das cervejarias mais antigas do mundo (fundada em 1589), que fica perto da Marienplatz (e perto do hostel também).

Siegestor

Cervejaria Hofbräuhaus

Cervejaria Hofbräuhaus

Prefeitura de Munique - noiteNo fim das contas, um dia foi pouco para conhecer a cidade pois, no segundo dia pegamos a estrada e seguimos para conhecer o famoso castelo de Neuschwanstein, no sul da Alemanha, quase divisa com a Áustria (próximo post, com fotos de lá). A capital da Bavaria se mostrou um lugar muito agradável e que deixou aquele gosto de “quero voltar”.

Linkes que podem ser úteis

Jaeger’s hostel – www.jaegershotel.de/
Cervejaria Hofbräuhaus – http://www.hofbraeuhaus.de/
Blog com dicas de Munique – http://www.destinomunique.com.br
Passagens de trem de/para Munique – http://www.raileurope.com.br/
Aluguel de carros – http://www.holidayautos.com/pt/
Residência de Munique – http://www.residenz-muenchen.de/

 

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •